"Mestrado Acadêmico/Profissional"

O Curso de Mestrado em Redes de Computadores (e Computação) da UNIFACS foi o primeiro, e ainda é o único, curso de pós-graduação Stricto Sensu recomendado pela CAPES na área de Ciência da Computação no Estado da Bahia. Ele foi estabelecido em 1999 a partir da formação do NUPERC. O mestrado tem como objetivo desenvolver e explorar aptidões científicas na concepção, manutenção e desenvolvimento de redes de computadores, sistemas distribuídos, sistemas multimídia, computação visual e engenharia de software. Visa também promover a integração do estudante com os projetos de pesquisa do NUPERC ou da; empresa a que esteja vinculado. Todo ano cerca de 30 estudantes são aceitos no programa após um processo de seleção que ocorre nos meses de janeiro e fevereiro. Bolsas são oferecidas para alunos excepcionalmente qualificados e com dedicação exclusiva.

Em 2005 a CAPES recomendou o novo curso de Mestrado Acadêmico em Sistemas e Computação e foi solicitada a alteração da designação do Mestrado Profissional também para “Sistemas e Computação”. Enquanto o mestrado acadêmico é mais voltado para a formação de docentes e pesquisadores na área de Computação, o mestrado profissional é mais voltado para a qualificação para o mercado de trabalho. Ambos têm como objetivo desenvolver e explorar aptidões que habilitem o aluno a adotar a metodologia científica e tecnologia avançada na concepção, manutenção e desenvolvimento de sistemas computacionais. Mais informações sobre os cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional em Sistemas e Computação pode ser consultadas no site do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação da UNIFACS.