Histórico

As primeiras articulações visando a efetivação de uma atividade mais sistemática para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento na área de redes de computadores nos cursos de graduação e pós-graduação na UNIFACS foram realizadas no início de 1998. Neste período inicial de atividades foram estabelecidas as grandes metas de atuação para a área de redes de computadores que, em resumo, priorizaria suas atividades de P&D visando a implantação de um "Mestrado Profissional em Redes de Computadores" segundo os requisitos de qualidade acadêmica exigidos pela CAPES.

Em agosto de 1998 a UNIFACS decidiu contribuir com a pesquisa em redes de computadores no Brasil e deu início a um conjunto de ações que significaram, na prática, a criação das condições básicas para que o NUPERC pudesse começar a se formar. Além dos objetivos intrínsecos da contribuição da UNIFACS com a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico universal, e em particular do País e da Bahia, a implantação do NUPERC significava a materialização do apoio e suporte técnico-científico indispensáveis ao Mestrado em Redes de Computadores, cujo planejamento também se iniciava na época.

Em 10 de dezembro de 1999 foi aprovado formalmente pelo Conselho Universitário (CONSUNI), através da sua resolução no. 14/99, "o Projeto Científico do Núcleo de Pesquisas Interdepartamental em Redes de Computadores, na forma da proposição apresentada conjuntamente pelos Departamentos de Engenharia e de Ciências Exatas."

O NUPERC encontra-se cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq, tendo sido classificado como Grupo Consolidado.